terça-feira, julho 19, 2005

Javert by Victor Hugo


Antes de no próximo post eu descrever a conversa que tive com Javert, faz-se necessária a apresentação dessa figura ímpar, de modo de agir simples, porém de entendimento complexo. Então, ninguém para apresentá-lo melhor do que o seu próprio criador, o grande Vitinho, em texto extraído do capítulo V d'Os Miseráveis. Deliciem-se, pois:
"(...) Certos agentes da polícia têm uma fisionomia característica, que é uma mistura de baixeza e ar de autoridade. Javert tinha essa fisionomia, menos a baixeza.
Era um homem estóico, sério e austero; atreito a cogitações melancólicas, humilde e altivo, como o são os fanáticos. O seu olhar era uma verruma, frio e perfurante. Toda a sua vida se encerrava em duas palavras: velar e vigiar.
Introduzira a linha reta no que de mais tortuoso havia no mundo, tendo a consciência da sua utilidade, a religião das funções que desempenhava, e sendo espião como outro qualquer seria sacerdote. Desgraçado do que lhe caísse nas mãos. Era homem capaz de prender o pai, se o encontrasse evadido das galés, de denunciar a mãe, fugida do degredo, e tê-lo-ia feito com essa espécie de satisfação interior que dá a virtude a quem a pratica. Ajuntai a isto uma vida de privações, o isolamento, a abnegação, a castidade, e nem uma só distração. Era o dever implacável, a polícia compreendida como os espartanos compreendiam Esparta, uma atalaia (1) impiedosa, uma honradez feroz, um espião de mármore, Bruto incarnado em Vidocq (2)(...)"

Father of Jackass:
(1) do Ár. attali'a, espia
s. f., sentinela; vigia; esculca; torre; lugar em ponto alto de onde se vigia;
fig., observação;precaução.

(2) ao contrário de Sherlock Holmes, realmente existiu um famoso detetive francês nos idos de 1800 com nome Eugene François Vidocq, considerado por muitos como o primeiro detetive particular do mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este é o cara....Bem vindo Javert!

Unknown disse...

Obediência pura e cega, já falei disso hoje.

Meu caro Javert, nem tudo pode ser emoldurado dentro dos padrões pré-estabelecidos e portanto imagino que terá muito trabalho pela frente.

Seria essa outra luta entre o mal e o mal??? Death versus Javert. Vou buscar a pipoca...