domingo, agosto 03, 2008

DA FALTA DE PREPARO PROFISSIONAL


Tenho por convicção o hábito de não assistir a performances medíocres porque, embora não tenha sido provado cientificamente, desconfio seja a mediocridade contagiosa.

Assim é que, até o dia de ontem, procurei não acompanhar qualquer entrevista pela TV dada pelo rapaiiizzz que é o atual inventor do Fluminense.

Porém, a curiosidade de saber da boca do próprio qual a explicação que ele teria sobre o momento que vive o time tricolor sob o seu comando, lá fui eu mudar de canal, do Discovery Channel, onde os animais se apresentam ao natural, para o SporTV, onde eles se apresentam vestidos como humanos, às vezes, usando óculos escuros.

Como me arrependi de tão temerário ato! A falta de preparo profissional em nosso país viceja em todos os campos de atuação, seja o da imprensa, como no do esporte. As perguntas dos repórteres - quase não existem mais repórteres experientes, a maioria são de jovens recém-formados, ex-cabuladores de aulas e ainda usuários de maconha - beiram o abismo da falta de objetividade, cultura e imaginação. As respostas são, por sua vez, impublicáveis. Mas as publicam assim mesmo. E pior, por não haver outra informação que não essa espúria, vai o espectador comentar o que não vale a pena. Então, não vou fazer isso.

Aos maconheirinhos recém-saídos dos bancos escolares, sugiro largar imediatamente a droga, que entorpece os sentidos, e estudar, estudar muito. Nesse ínterim, vão algumas dicas de como encurralar alguém numa entrevista coletiva, coisa que tentaram fazer com o Renight na de ontem, e não conseguiram:

1. Não perguntem o que ele pensa, o que ele acha, porque a resposta vai ser algo subjetivo e, portanto, válido porque se trata da opinião pessoal dele.

2. Se querem obter sucesso, façam perguntas baseadas nos fatos e que requererão respostas idem, por exemplo:

2.1. Se a profissão de atleta de qualquer esporte requer muito treinamento, porque os do Fluminense treinam apenas uma hora e meia por dia?

2.2. Se o time tricolor está na zona do rebaixamento, por que ele não está treinando em tempo integral?

2.3. Se o Fluminense tem um elenco de primeira (e tem mesmo, porque cedeu dois jogadores para a seleção, enquanto não me lembro que outro time brasileiro tenha feito isso nessa última convocação) e juniores de alta qualidade, porque você insiste em inventar, escalando até juniores fora de sua posição?

2.4. Por que o Ygnormínia, titular contestado mas absoluto da fracassada campanha da Libertadores, afastado e fora até do banco de reservas, do nada, é escalado como titular?

2.5. Por que a figura fatídica de Fabinócuozinho, titular contestado mas absoluto da campanha fracassada do brasileiro do ano passado e afastado por deficiência mental e técnica, permaneceu no elenco deste ano como reserva e surge agora como substituto natural de Ygnormínia?

2.6. É verdade que você é detentor de parte do passe do Ygnormínia e por isso insiste em escalá-lo?

2.7. É verdade que você é detentor de parte do passe do Fabinócuozinho e por isso insiste em escalá-lo?

Bem, bastaria fazer uma ou duas perguntas apenas de qualquer uma dessas elencadas acima para a coletiva de Renight bombar no dia seguinte.

De minha parte, voltarei a assistir ao Discovery e ao National Geographic, onde os animais não são medíocres, apenas verdadeiros. :P

PS - E aí, obstinados (ia falar oburrostinados, mas aí viriam os meus queridos amigos dizer que os decepcionei, etc.) tricolores? Incentivaram bastante o Renight, o FH, o Dr. Junior e o Mr. Cesar, o Fabinócuozinho? :P

Nenhum comentário: